O Papa Francisco nomeou esta semana o novo Arcebispo da Arquidiocese de Maringá. Trata-se de Dom Severino Casen, 66 anos, bispo de Caçador (SC). Ele substitui Dom Anuar Battisti, que renunciou há 7 meses.
Dom Severino Casen nasceu em 10 de junho de 1954 em Petrolândia, na Diocese de Rio do Sul (SC). Em 1981 emitiu a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores Franciscanos e foi ordenado sacerdote em 10 de julho de 1982.
Em 11 de maio de 2005 foi nomeado Bispo de Araçuaí e recebeu a ordenação episcopal em 25 de junho de 2005. Em 6 de julho de 2011 foi transferido para Caçador.
No âmbito da CNBB, foi Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato e atualmente é Presidente do Regional Sul 4, que compreende as circunscrições eclesiásticas de Santa Catarina.
Dom Severino disse que sua atuação terá a ‘cara’ da Arquidiocese de Maringá. E alegrou-se mais ao saber que novos sacerdotes estão aguardando sua ordenação. “Demonstra que é uma Igreja viva”, comentou. A data da posse ainda não foi divulgada.
Vacância
O cargo de Arcebispo estava vago desde novembro de 2019, quando o titular Dom Anuar Battisti, 67, renunciou alegando problemas de saúde. Com a aposentadoria de Battisti, o Papa Francisco nomeou Dom João Mamede Filho, 69, (Bispo de Umuarama), como Administrador Apostólico da Arquidiocese de Maringá, até a nomeação de novo arcebispo. Nesse período de 7 meses foram diversas viagens de Dom Mamede entre Umuarama e Maringá – (170 km) para cumprir a missão.
(Editoria Milênio)
Imagens: Divulgação.


