A 12ª Regional de Saúde de Umuarama registrou até segunda-feira, dia 20 de julho, 13 mortes de pessoas provocadas pelo novo coronavírus em sua área de jurisdição composta por 21 municípios. A confirmação foi feita pela diretora do órgão, Viviane Herrera.
Umuarama, com 111 mil habitantes, lidera no número de óbitos, com 9. As vítimas fatais da doença são 5 mulheres com idades de 26, 45, 61, 80 e 85 anos e 4 homens de 70, 78, 82 e 99 anos. A primeira morte foi anunciada no dia 29 de abril – a mulher de 61 anos que teria contraído o vírus após visita a familiares em São Paulo.
Depois de Umuarama aparece Alto Piquiri (10 mil habitantes), que já registrou 3 mortes em 16 dias. São três homens que apresentavam comorbidades, agravantes para portadores do vírus da pandemia. Das 40 pessoas infectadas, 20 já haviam se recuperado até o último dia 19.
O recente óbito no município vitimou o médio e ex-prefeito Gerson Márcio Negrissoli, que completaria 52 anos de idade no dia 28 de agosto. Segundo o enfermeiro Giovane Mendes de Carvalho, que acompanhou o paciente desde o início da enfermidade, Dr. Gerson provavelmente contraiu o vírus durante visita a uma pessoa contaminada, no início de julho.
Ele começou a sentir sintoma da doença há aproximadamente 10 dias, e feito o exame laboratorial, confirmou o contágio por Covid-19. O enfermeiro explicou que o médico que possuía problemas cardíacos preferiu ficar em isolamento domiciliar, em tratamento, temendo pelo risco de ser hospitalizado e entubado. “Ele sabia que poderia ser fatal”, disse Giovane.
Na segunda-feira (20), o médico teve sua saúde agravada em casa, e pediu para ser internado. Ele foi levado ao Hospital Cemil em Umuarama, e no mesmo dia faleceu na UTI. Giovane desmentiu boados que circularam nas redes sociais de que o médico doente estaria aguardando liberação de vaga em leito de UTI para sua internação.
Dr. Gerson exerceu um mandado de prefeito de Alto Piquiri na gestão 2009/2012. Atualmente prestava serviços médicos pelo SUS neste município e nas cidades de Iporã e Guaíra.
A outra cidade da região que registra óbito por coronavírus é Francisco Alves, de 6 mil habitantes. No dia 3 de julho foi divulgada a morte de uma mulher de 76 anos. O município apresenta 65 casos confirmados, maioria já recuperados.
A diretora da Regional de Saúde lembra que o Governo do Paraná criou mais de 1.000 leitos de UTI exclusivos para atendimento de pacientes da Covid. “Porém, nem todo recurso, nem toda tecnologia, nem todos os esforços podem substituir o seu auto cuidado, a sua conscientização. Nenhum país no mundo terá capacidade instalada para atender uma população inteira doente. É matemática e é lógica”, observa.
Viviane Herrera informou que dos 20 leitos (regionais) de UTI destinados a pacientes Covid, 16 estão ocupados com vítimas extremante graves.
(Editoria Milênio)