A Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu) referenciou o anseio de proprietários de estabelecimentos comerciais interessados em reabrir aos domingos na cidade de Umuarama. E o presidente da entidade empresarial, Orlando Luiz Santos, protocolando a solicitação junto ao Executivo Municipal.
No meio da semana, dezenas de empresários participaram de uma carreata pacífica reivindicando direitos. Por efeito do decreto 165/2020, mercados, restaurantes, açougues, padarias e outros estabelecimentos estão impedidos de funcionar aos domingos.
Empresários do setor de alimentos que trabalham com assados aos domingos calculam que a redução nas vendas é da ordem de 40%. Eles reivindicam a liberação de entregas domiciliar por encomendas aos domingos.
Os empresários dos segmentos duramente afetados pela pandemia argumentam que, mediante rigoroso cumprimento das medidas preventivas, principalmente uso de máscaras, álcool gel e distanciamento, a retomada não representaria um fator de disseminação do vírus.
A direção da Aciu informa que acompanha de perto a atuação do Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19 (COE) e respalda a requisição do empresariado.