11.8 C
Umuarama
terça-feira, 29/04/2025
InícioParanáRegionalAssoreamento do Rio Paraná em Porto Camargo

Assoreamento do Rio Paraná em Porto Camargo

O Rio Paraná, em Balneário Porto Camargo – Icaraíma, sofre com os efeitos do assoreamento. O excesso de areia em seu leito já está prejudicando a navegação até mesmo de pequenas embarcações em determinadas áreas. Após verificação do problema, barqueiros comunicaram o fato às autoridades solicitando providências.
Na manhã deste domingo (27), uma máquina retroescavadeira foi deslocada para a área considerada mais afetada, na tentativa de remover bancas de areia que estavam bloqueando a passagem de barcos. Grande quantidade foi retirada, mas o serviço precisa ser mais prolongado.
“Realizamos nesse um trabalho emergencial de desbloqueio da área. Porém, lembramos que o caso é muito sério e necessita do envolvimento de muita gente para contermos o avanço do assoreamento em nossos rios”, disse o vereador Agnaldo Cardoso. Na sua avaliação, se não houver união de todos, há sério risco de se perder preciosas fontes de vida, lazer e existência humana.
Balneário Porto Camargo, no Parque Nacional de Ilha Grande, é um dos principais pontos turísticos da região Noroeste do Paraná. A área mais assoreada do rio se transformou na chamada ‘prainha do meião’, local frequentado por centenas de banhistas nos finais de semana.
Moradores do balneário lembram que quando havia enchentes frequentes areia se acumulava, mas ao mesmo tempo era levada pelo grande volume de água. Nos últimos meses, com a escassez de chuva na região, a situação se agrava. O processo de ocupação irregular de solo na região pode ser uma das causas do assoreamento de rios.
 – Fotos: Agnaldo Cardoso
[Editoria Milênio]
Excesso de areia em frente a rampa de barcos.

 

Embarcações navegam com dificuldade na área.

 

Serviço de remoção de areia do rio.

POSTAGENS POPULARES

Nossas Redes Sociais

Umuarama
céu pouco nublado
11.8 ° C
11.8 °
11.8 °
75 %
2.9kmh
24 %
ter
23 °
qua
25 °
qui
25 °
sex
26 °
sáb
24 °