Em uma ação de fiscalização de rotina, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 1 milhão de maços de cigarros contrabandeados no Oeste do Paraná. Estima-se que essa seja a maior carga interceptada este ano no Brasil.
Por volta das 20 horas de segunda-feira (3), na BR-277, em Matelândia, policiais rodoviários federais verificaram que um caminhão com placas paraguaias adentrou uma área rural. Ao ser abordado, em seguida, o motorista, um paraguaio de 58 anos, disse aos policiais que estava carregando cerca de 400 mil maços de cigarros que seriam descarregados em uma propriedade rural nas proximidades.
Os policiais o acompanharam e, ao chegarem ao local indicado encontraram outro caminhão já carregado com cerca de 100 mil maços de cigarros, por dois homens – um de 58 e outro de 64 anos.
A partir disso, os homens foram detidos e os policiais iniciaram vistorias na propriedade. Foram encontrados no porão de uma residência cerca de 500 mil maços de cigarros, embalados e prontos para serem transportados.
Diante dos fatos, os três homens foram detidos pelo transporte e depósito dos cigarros contrabandeados do Paraguai.
No total, foram apreendidos cerca de um milhão de maços de cigarros, além dos dois caminhões que estavam carregados e dois veículos que estavam na propriedade – um automóvel Celta e uma caminhoneta Ford Ranger.
A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal em Foz do Iguaçu, para o registro do crime de contrabando.
Agência PRF