A transformação do Aeroporto Municipal de Umuarama em um terminal de voos comerciais foi iniciada há alguns anos e pretende colocar a cidade no mapa regular do transporte aéreo brasileiro. Após cerca de dois anos e R$ 18 milhões aportados em alvenaria e equipamentos, as obras estão na fase final.
“Teremos pousos e decolagens das aeronaves da Azul Linhas Aéreas e facilitar o contato dos moradores do município, distante 555 quilômetros de Curitiba e 520 quilômetros de Campo Grande (MS), a capital mais próxima, com qualquer lugar do mundo em poucas horas”, observa Edvaldo Ceranto Junior, secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo.

Essa conquista é fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura, o Governo do Estado e o Governo Federal. As primeiras mudanças foram na regularização da pista de pouso e decolagem e com o tempo foram adquiridos novos equipamentos para controle de condições de voo e ampliado o terminal de passageiros. Atualmente ele é usado regularmente por 25 aeronaves pequenas que ocupam os 13 hangares do local.
O Governo do Paraná contratou o Consórcio Aeroenge – Cemosa – Setec como forma de executar o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística, financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A empresa hispano-brasileira é responsável pela realização do Plano Diretor Aeroportuário de Umuarama. “O material deve ser finalizado entre setembro e outubro deste ano e vai representar a finalização de uma importante etapa para que possamos inaugurar nosso aeroporto”, finaliza o secretário.
