O Bispo Emérito da Diocese de Umuarama, Dom José Maria Maimone, 89 anos, está celebrando 60 anos de Ordenação Sacerdotal e 48 de Ordenação Episcopal. São bodas de brilhante e de granito, respectivamente.
Dom José nasceu em Astolfo Dutra (MG), em 1932. Formou-se Técnico em Contabilidade em 1951, em Londrina – PR e ingressou no Seminário dos Padres Palotinos, em 1955.
Foi ordenado padre no dia 29 de junho de 1961, em Londrina, e bispo no dia 29 de junho de 1973, em Roma, pelo Papa Paulo VI, para ser o primeiro Bispo da recém-criada Diocese de Umuarama.
O sacerdote da Igreja Católica estudou Filosofia em Londrina e Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção em São Paulo, onde recebeu o título de bacharel, em 1962. Estudou Teologia Espiritual no Pontifício Instituto Teresianum, em Roma, recebendo o título de “Perito em Espiritualidade”, em junho de 1973.
Como padre, exerceu seu ministério em Londrina e Curitiba. De 1972 a 1973, foi Consultor-Geral da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos), em Roma na Itália. Exerceu seu episcopado na Diocese de Umuarama de 1973 a 2002, quando o Papa João Paulo II aceitou sua renúncia, se tornando assim, Bispo Emérito.
Dom José é autor de vários livros e sua última obra publicada foi “Apenas um Coração Decidido”, escrito por Sônia Maria Dornellas, onde conta alguns dados biográficos e da Diocese de Umuarama.
A Diocese de Umuarama – que tem hoje como bispo Dom João Mamede Filho – manifestou que Deus continue abençoando os passos de Dom José, e lhe concedendo muita saúde para continuar firme na sua missão de evangelizar.
- Imagens: Divulgação
- [Assessoria de Comunicação]