Nesta quinta (01), o Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região realizou mais uma reunião para reivindicar vacina contra Covid-19 para os profissionais bancários desta região. Desta vez, o contato do sindicato foi com a Secretaria Municipal de Saúde.
O Sindicato foi representado por seu coordenador Wilson de Souza, e Luiz Carlos Fernandes, secretário de Finanças da entidade. Os dirigentes foram recebidos por Maristela de Azevedo Ribeiro, Coordenadora da Vigilância em Saúde, e Herison Cleik da Silva Lima, Diretor de Saúde.
Wilson e Luiz Carlos, mais uma vez, apresentaram os argumentos que justificam o pedido dos bancários: o atendimento em agências figura como serviço essencial, mas a categoria não foi incluídas entre os grupos prioritários para a vacinação contra a Covid.
Wilson relata que, mais uma vez também, a resposta foi negativa. “Está claro para a direção do Sindicato que nossa ação terá que ser ampliada para o nível estadual, junto à Secretaria Estadual de Saúde. Além disso, os bancários precisarão pressionar o Senado, para que vote o Projeto de Lei aprovado na Câmara que inclui a categoria no Programa Nacional de Imunização contra a Covid-19”, concluiu o dirigente.
Ainda segundo coordenador Wilson, o Sindicato continuará as visitas aos municípios. “É uma forma de fazer o pedido dos bancários chegar às autoridades responsáveis”, alegou.
Em Umuarama, principalmente, considerável número de bancários foram infectados pala Covid-19. Um risco à saúde para trabalhadores dessa categoria que tem contato permanente com clientes dos bancos.