A Comissão Especial (CE) da Assembleia Legislativa do Paraná – que apura fraudes de vacinação contra a Covid-19 no Estado – recebeu nos primeiros meses de trabalho mais de 1.000 denúncias em cerca de 160 municípios, do total de 399.
São acusações diversas, que vão desde desvio de doses, utilização de CPF de pessoas mortas e até o uso de influência para burlar a ordem de imunização.
O presidente da Comissão, deputado Fernando Francischini, explica que o objetivo é elaborar uma legislação que evite irregularidades em campanhas de vacinação nos próximos anos.
O deputado lembra que todas as denúncias são checadas com cuidado e que já foram detectados erros de digitação entre algumas denúncias, especialmente da vacinação de pessoas mortas.
Em agosto, os membros da Comissão darão continuidade às diligências nos municípios investigados e também retornarão à cidades com problemas graves que envolvem além dos fura-fila da vacina, o desvio de recursos públicos destinado ao combate e tratamento da Covid. Apucarana e Umuarama serão as primeiras a receber a segunda diligência da Comissão.
- Foto: Wallace Machado
- Assessoria de Comunicação