Em ambiente tradicional de São Francisco de Assis – protetor da natureza – quem reinou neste mês de agosto foi o Ipê Amarelo. Sua florada colossal encantou as pessoas e ‘roubou’ a cena paisagística na área de estacionamento da Igreja Matriz, em Umuarama. O Padroeiro da Capital da Amizade deve ter ficado muito feliz.
O cenário amarelo se transformou em ponto turístico. Dezenas de pessoas que circularam pela região tiraram um tempinho para admirá-lo e registrar imagens, de vários ângulos. Compartilhamentos se multiplicaram pelas redes sociais. Uma beleza natural.
A cidade de Umuarama possui centenas de exemplares dessa árvore, fascinante em sua florada nos tons amarelo, branco e roxo. Em meses diferentes do ano elas florescem proporcionando um colorido especial em espaços públicos.
A Lei Municipal 4211, de 18 de agosto de 2017, instituiu o Ipê (Cabebuia) como árvore-símbolo de Umuarama. E o seu mês dedicado é julho.
Aquele espaço onde seria construído o Centro Poliesportivo será transformado no Parque dos Ipês. Quando crescer e florir, eles vão colorir aquele local de lazer. Mudas dessa planta já foram cultivadas em outros logradouros públicos como os parques Tucuruvi e Xetá. Também na Praça Odete Mossurunga, na saída para Xambrê.
- Editoria Milênio
- Imagens: Cesídio Lole Orben, Henrique Oliveira, Marina Gimenes e João Paulo Topan.