O município de Francisco Alves (6 mil habitantes) terá nova eleição para prefeito. A data definida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o pleito suplementar é 7 de novembro deste ano.
O candidato único no pleito de 2020, Valter Cesar Rosa (PSDB), eleito para um terceiro mandato (pois já havia sido prefeito de 2005 a 2008 e de 2009 a 2012), teve o registro impugnado a pedido do Ministério Público, sendo declarado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral. Após recurso do candidato, a decisão foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O prefeito teve seus 3.486 votos anulados pelo TSE, que considerou ter havido ato doloso de improbidade administrativa de sua parte, uma vez que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná rejeitou prestações de contas do gestor apresentadas durante mandato anterior. Ademais, ele não prestou contas referentes ao período em que atuou como presidente transitório do Consórcio Intermunicipal para a Conservação da Biodiversidade da Bacia do Rio Xambrê de Iporã – CIBAX, cargo exercido quando estava no segundo mandato como prefeito.
A denúncia foi feita pelo Ministério Público da Comarca de Iporã.
Chapa única
A eleição para prefeito em 2020 teve chapa única, denominada ‘Unidos Por Francisco Alves’, liderada pelo servidor público municipal Valter Cesar Rosa, 50. O vice foi Benedito Manoel Vicente, 77. A chapa foi eleita com 3.486 votos (72,81%). Os votos brancos somaram 627 (13,10%) e nulos 675 (14,10%).
- Fonte: MPPR.
- Foto: Divulgação