Uma comissão especial formada por servidores municipais efetivos (concursados) da Prefeitura de Umuarama deverá ser constituída nas próximas semanas para acompanhar a execução de serviços e a aquisição de insumos com recursos públicos do Fundo Municipal de Saúde, por hospitais e instituições conveniadas.
Essa é a intenção do prefeito em exercício, Hermes Pimentel, para dar mais transparência à utilização do dinheiro que o município recebe através de emendas parlamentares e transferências dos governos federal e estadual para a área de saúde. “Estamos estudando os meios legais para compor essa comissão, que terá funcionários públicos de carreira com conhecimento técnico para fiscalizar e tornar mais claro o uso do dinheiro da saúde”, disse o prefeito.
Com essa transparência, Pimentel espera evitar que se repitam as práticas supostamente irregulares, envolvendo o Fundo Municipal de Saúde e prestadores de serviço, que estão sendo investigadas pela Justiça na Operação Metástase e já resultaram em afastamentos, apreensões de bens e até prisões de agentes públicos, diretores e técnicos de instituições privadas.
“Vamos atuar dentro da legalidade, fazendo o que estiver ao nosso alcance para que o uso dos recursos públicos da saúde seja o mais claro possível. Em breve devemos ter novidades”, completou Pimentel.
