
A solenidade de distribuição em Umuarama foi realizada no CECM Monteiro Lobato – uma das três instituições de ensino favorecidas (648 kits para a unidade). As outras duas escolas contempladas são os Colégios Dra. Zilda Arns, com 533 kits, e o Padre Manuel da Nóbrega, com 656 kits.
O valor total investido pela Secretaria Estadual da Educação e do Esporte nos 125 mil kits é de R$ 45,64 milhões – 34,63% menos em comparação ao valor máximo inicial previsto no pregão eletrônico, de R$ 69,82 milhões. “São ações que já estão surtindo efeito, com escolas mais organizadas e alunos e professores mais satisfeitos nas salas de aula”, afirmou Ratinho Junior.

Parceria
Os colégios cívico-militares são uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação e da Segurança Pública e compartilham a gestão entre um diretor civil e um militar. Enquanto o civil é responsável por questões pedagógicas, o militar administra infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança e atividades cívico-militares.
O novo formato disponibiliza aos estudantes aulas adicionais de Português, Matemática e Civismo, disciplina que dá ênfase ao estudo de leis e cidadania. Aulas de Educação Financeira também são ministradas aos estudantes do Ensino Médio.
“Esse é um projeto idealizado e desenvolvido pelo governador Ratinho Junior que, não tenho a menor dúvida, já está fazendo a diferença na educação do Paraná”, ressaltou a chefe do núcleo regional de educação de Umuarama, Gilmara Zanata.

“Com essa mudança para cívico-militar, nossa escola caminha para ser de excelência no Paraná”, acrescentou o diretor-geral do colégio Monteiro Lobato, Wilson Batista da Silva.
Atualmente, são 197 colégios da rede estadual integrando o novo modelo. A adesão ao formato foi resultado de consulta pública com professores, funcionários, alunos maiores de 18 anos e pais e responsáveis legais dos estudantes das escolas. Cada escola tem de dois a quatro monitores militares, quantidade que varia pelo número de alunos.
“Ações como essa do Governo do Estado estão mudando a realidade de Umuarama”, destacou o prefeito em exercício Hermes Pimentel.
- Assessoria
- Fotos: Divulgação