Aproximadamente 60 mil peixes prontos para serem entregues para consumo morreram em uma propriedade rural, durante o domingo (07) em Nova Santa Rosa, no Oeste do Estado. Os aeradores dos açudes pararam de funcionar e a suspeita é que faltou oxigênio na água.
A dona da propriedade Magali Kaiser, disse que encontrou toda a produção “flutuando” nos açudes. “Nós ainda não temos respostas do que realmente aconteceu. De acordo com os times do aparelhos, por volta das 3h da manhã, a chave do padrão desarmou e os aeradores pararam de funcionar, no entanto não sabemos o motivo que o alarme disparou. Estamos esperando o técnico para verificar o que aconteceu”.
Tilápias morreram provavelmente por falta de oxigenação na água.
De acordo com Magali, os peixes estavam com 900 gramas, prontos para serem entregues aos compradores. Os produtores realizaram a retirada dos peixes com auxílio de máquinas nessa segunda-feira (08). Segundo Magali, eles já haviam passado por uma perda de produção, mas nada comparada a essa. O prejuízo ainda não foi calculado pela família.
“É uma perda muito grande. A gente não está conseguindo assimilar o que aconteceu, estamos sem chão tanto eu, quanto meu esposo. A gente não está questionando mais o que aconteceu, mas de onde estamos conseguindo tirar força”.
Pessoas que passaram pelo local entraram em desespero junto com o casal, que agora procura explicações para entender o que aconteceu. “Elas choram junto com a gente”, contou a produtora.