O Ministério da Justiça e Segurança Pública oficializou a entrega de capacetes balísticos, óculos de visão noturna, coletes balísticos, kits para atendimento pré-hospitalar e 32 novas viaturas para as polícias Militar e Civil que atuam na região de fronteira. O ato aconteceu nesta quinta-feira (16), na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu.
Os equipamentos foram adquiridos por meio do Programa V.I.G.I.A., do Governo Federal, e vão subsidiar os profissionais da Polícia Militar e da Polícia Civil que atuam na Operação Hórus, de combate a crimes transfronteiriços.
São 32 viaturas, um binóculo termal, 42 óculos de visão noturna, 42 capacetes, 99 placas balísticas e 24 kits de atendimento pré-hospitalar tático. As viaturas entregues já contam com adesivagem e iluminação intermitente. Além disso, os veículos são adaptados com compartimento de carga e transporte de detidos.
O diretor da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), Jerry Antunes de Oliveira, destacou o trabalho desempenhado pelas forças de segurança na fronteira. “Hoje é um momento muito importante, que materializa tudo o que tem sido projetado para a segurança pública. O Ministério da Justiça agradece a parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Segurança Pública”, disse.
Os binóculos vêm com tripé, baterias, cabos e computador para visualizar as imagens. Eles utilizam tecnologia superior na ampliação da visão termal, com capacidade de juntar imagens e sua geolocalização, processo pelo qual itens ou pessoas podem ser localizadas com base em coordenadas geográficas.

“Esses equipamentos vão atender os policiais que atuam na fronteira e chegam em um momento importante em que estamos fortalecendo a região, inclusive agora contamos com o apoio da Força Nacional desde o início do mês”, disse o secretário Rômulo Marinho Soares.
Resultados
Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, nos nove meses deste ano, as Polícias Militar e Civil apreenderam mais de 26,5 toneladas de drogas e 302 armas de fogo nos oito municípios que integram a 12ª Área Integrada de Segurança Pública (12ª AISP). Os roubos gerais caíram 5,52% (de 1.033 para 976) e os furtos a comércio caíram 16,58% (de 457 para 380).
Reunião GGIFRON –
No mesmo evento, houve a reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFRON) com integrantes das forças federais, estaduais e municipais da região, para tratar sobre a integração das forças de segurança e a atuação do Centro Integrado de Operações de Fronteira (SEOFI) como meio de ligação e acesso às informações.
“Foi a oportunidade de encontrarmos os dirigentes das instituições que atuam na região de fronteira e, da mesma forma, retomar alguns trabalhos. Em 2022 vamos estar a todo vapor em prol do Paraná e dos estados vizinhos para fortalecer ainda mais as ações integradas”, disse o secretário executivo do GGIFRON e comandante do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), tenente-coronel André Cristiano Dorecki.
A solenidade contou com a presença de dezenas de autoridades políticas e da área de segurança pública do Paraná, Santa Catarina e do Rio grande do Sul.
- Assessoria de Comunicação