Nesta quinta-feira (24), a Polícia Ambiental do 2º Pelotão Operacional da Força Verde de Umuarama resgatou 12 jabotis, maioria filhotes, recém-nascidos. Os animais estavam ilegalmente em uma propriedade rural no município de Cruzeiro do Oeste.
Uma denúncia anônima levou os policiais até o sítio onde estavam recolhidos os animais da fauna silvestre. A informação era de que filhotes estavam sendo comercializados. Diante dos relatos, a equipe da Polícia Ambiental solicitou apoio do 7º BPM, para verificar se tal denúncia procederia. Após diligências com as informações fornecidas pela equipe ambiental foi constatada a presença dos animais.
Desta forma, uma equipe ambiental deslocou por volta das 13h até a propriedade e localizou 12 repteis da fauna silvestre nativa brasileira de nome popular jabuti (chelonoidis carbono ria), sendo 9 filhotes. Segundo os abordados, os filhotes nasceram no dia anterior.

Os responsáveis pelos animais confirmaram não ter autorização legal para manterem os animais em cativeiro. Diante dos fatos foi lavrado o auto de infração ambiental com valor da multa de R$ 6.000,00, e informado quanto aos procedimentos para exercício de ampla defesa e contraditório.
Com relação à conduta (em tese) praticada tipificada no art. 24 § 3 III do Decreto Federal 6.514/08, visto Lei Federal 9.605/98 art. 70, bem como art. 29 § 1º III, foi lavrado o termo circunstanciado na esfera criminal. Todos os animais foram apreendidos e destinados ao órgão ambiental competente.
- Editoria Milênio
- Fotos: Polícia Ambiental