Em abril de 2021, autoridades políticas se reuniram em torno de uma pedra fincada no canteiro central da rodovia para lançamento oficial das obras de construção de dois viadutos e duplicação de 2 km de pista da PR-323. Em pronunciamentos, o governador Ratinho Junior e o secretário Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) afirmaram que a conclusão do serviço tinha prazo determinado, de 12 meses. O que duplicou mesmo foi o tempo de execução das obras.
- Mais tempo de obras e mais transtornos aos usuários e empresários.
Segundo informações do próprio Governo do Estado, em 10 meses a construção atingiu somente 43% de conclusão. E agora o término está previsto para novembro deste ano (previsão). Com a extensão do prazo aumenta também os transtornos para empresários que têm suas empresas instaladas às margens da rodovia, e também aos usuários da via.
Viadutos
Localizado a poucos metros do Aeroporto Regional e do Parque Industrial, o Trevo do Gauchão vai dar lugar a um viaduto de duas alças. O buraco está aberto e os operários trabalham na implantação de estruturas baixas. Na outra ponta da pista a ser duplicada, será construído outro viaduto, no trevo de acesso a Mariluz.
De acordo com o projeto, na altura do Trevo do Gauchão – km 300 – a rodovia será rebaixada de 7 a 8 metros, preservando o alinhamento e os acessos dos empreendimentos que ficam nas margens, e fazendo com que as trincheiras de acesso passem por cima da rodovia.
No trevo de acesso à Mariluz (PR-468), o chamado km 304, a PR-323 passará por cima da obra da trincheira, possibilitando que as marginais fiquem no nível atual.
- Viaduto do Gauchão ainda não saiu do chão.
No trecho de 2,4 quilômetros haverá a duplicação e vias marginais. Após a trincheira no acesso a Mariluz a obra segue por uma extensão de 700 metros, com encerramento previsto para o km 304,1 da PR-323. Haverá ainda pelo menos uma passarela de estrutura metálica de pedestres na região do Campus do IFPR.
Essa duplicação será efetivada pelo alargamento da pista existente, o que minimiza o impacto às propriedades lindeiras e os custos com desapropriações. As vias marginais foram dispostas de forma a expandir e complementar as laterais. Elas terão como finalidade separar o tráfego local para o de longa distância, permitindo o disciplinamento dos pontos de ingresso e egresso da rodovia. Ao longo do trecho estão previstas diversas agulhas de entrada/saída.
- Editoria Milênio
- Gilson Abreu