Após receberem denúncia, agentes da Polícia Ambiental localizaram três emas adultas aprisionadas em uma propriedade rural, no município de São Jorge do Patrocínio. O responsável foi notificado e as aves permanecerão sob seus cuidados até decisão de autoridade competente.
A ocorrência foi registrada no dia 10 de março, no âmbito da Operação Hórus/MJ. Segundo informações, as emas estavam presas em um curral de manejo de gado, na propriedade. Foi constatada a prática da manutenção de ave da fauna nativa silvestre brasileira sem licença da autoridade ambiental. O responsável relatou aos policiais possuir as espécies há aproximadamente um ano, após serem capturadas ainda filhotes.
Provisoriamente, as emas permaneceram no mesmo local a título de fiel depositário, até decisão da autoridade competente. Certamente elas serão reinseridas em seu habitat natural, no Parque Nacional de Ilha Grande, em data oportuna.
O homem – que se identificou como responsável – foi notificado em Termo Circunstanciado de Infração Penal, e lhe aplicado Autos de Infração Ambiental, no valor total de R$ 1.500,00.
- Editoria Milênio