Com o objetivo de reunir as pessoas que ajudaram a escrever a história de Umuarama, a Fundação Cultural prepara para o próximo dia 23 um primeiro encontro com pioneiros. Homens e mulheres que chegaram à cidade até o ano de 1962 são convidados a participar desta reunião no Centro Cultural Vera Schubert.
Rosana Palhoto Dias, diretora da Fundação Cultural, conta que a entidade possui uma lista com alguns nomes cadastrados pelas administrações anteriores, porém, ela lamenta que alguns deles já tenham falecido. “De nossa lista histórica, com aproximadamente 50 nomes, acreditamos que ao menos 25 já faleceram. Estamos tentando contato com possíveis familiares e descendentes para reunir um maior número possível de pioneiros”, observou.
Chefe da Divisão de Eventos da Fundação Cultural, Rodrigo Fernandes Pereira, registra que o ‘Encontro com Pioneiros’ faz parte das comemorações no aniversário de 67 anos de Umuarama. “O evento oficial será no dia 1° de junho, às 9h, no hall de entrada do Centro Cultural Vera Schubert. Nesta pré-reunião, no dia 23 de maio, vamos conversar com os possíveis participantes para ajustar alguns temas que eles sugerirem como mais relevantes”, relata.
Ele acrescenta que o Encontro com Pioneiros marca a abertura da Exposição Histórica Umuarama 67 Anos, que terá fotos, documentos e itens que contam a história da cidade. “Vamos fazer um coquetel, com roda de viola e um bate-papo com os pioneiros. Temos certeza de que serão momentos de muita emoção para os participantes e para a plateia, ter a oportunidade de ouvir histórias de quem ajudou a escrever a história da Capital da Amizade”, pontua.
Alguns dos pioneiros
Alguns dos nomes que constam na lista original da Fundação Cultural de Umuarama são João Alves dos Santos, Eduardo André da Silva, José Ferraz de Campos, Antônio Gaspareto Filho, Florindo Vilanciere Gaspareto, Darci Gaspareto, Gilio Gaspareto, Maria Sanches Danhoni, Carlos Antônio Asinelli, Ebílio Uliana, Milton Lara Carneiro, Antônio Pereira, Antônio Bácaro, Luiz José Stefani e Valdemar Zanotto dos Santos.
Caso alguém tenha contato com esses pioneiros, que façam contato com a Fundação Cultural pelo telefone (44) 3621-4112.
- Assessoria