Umuarama já está autorizada a receber voos da aeronave modelo ATR 72-600, um bimotor turboélice de médio porte com capacidade para transportar até 72 passageiros em voos regionais. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) editou a portaria 8895, de 19 de agosto de 2022, que concede o Certificado Operacional Provisório ao Aeroporto Regional Orlando de Carvalho.
De acordo com a Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária, a certificação operacional fica condicionada à manutenção dos aspectos avaliados no âmbito do processo, por meio do qual a outorga foi concedida, pelo operador aeroportuário. A portaria – que já está em vigor – menciona a esperada autorização para operação do ATR-72-600 em condições meteorológicas visuais (VMC).
O documento foi assinado eletronicamente por Giovano Palma, Superintendente de Infraestrutura Aeroportuária, em 23/08/2022. “Este é mais um passo para a certificação permanente do nosso aeroporto”, comemorou o prefeito Hermes Pimentel. “Estamos autorizados a receber aviões de médio porte e agora oferecemos à companhia aérea que opera a linha Umuarama a Curitiba – e a outras que tenham interesse em atender a cidade e região com mais opções de destinos – a possibilidade de movimentar um número maior de passageiros”, disse.
A certificação equipara o aeroporto local aos grandes aeroportos do país e o torna mais atrativo para as empresas aéreas, o que terá efeitos positivos para a economia e o desenvolvimento local e regional.
Investimentos
Para obter o Certificado Operacional Provisório – necessário para a certificação permanente, concedida um ano depois – o Aeroporto Orlando de Carvalho recebeu grandes investimentos do município, do Governo do Estado e também da União, tanto em infraestrutura quanto em equipamentos e adequação de procedimentos técnicos.
“A certificação coroa um longo processo que envolveu muito trabalho em várias frentes do poder público, incluindo a contratação – por licitação – de uma empresa privada para a gestão do aeroporto. A expectativa agora se volta à atração de novas linhas aéreas, oferecendo mais opções para atender à população com agilidade e segurança”, completou o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Marcelo Adriano Lopes da Silva. Ele enalteceu o trabalho da empresa Infracea Aeroportos, em nome dos executivos Tiago Dantas (Diretor de Operações), e Felipe Siqueira (Diretor Executivo).
- Assessoria