A Polícia Federal deflagrou, na manhã de sexta-feira (26), a Operação CLOSED com o objetivo de descapitalizar organização criminosa que atuava no transporte de cigarros contrabandeados de Guaíra até o município de Altônia, no Paraná. Esta ação é um desdobramento da ‘Operação Capital’, deflagrada em junho de 2022.
Aproximadamente 20 agentes da Polícia Federal foram mobilizados para cumprirem 4 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de lacração e interdição de estabelecimentos constituídos e mantidos com dinheiro proveniente do contrabando de cigarros paraguaios. As ‘lojas’ davam aparência de legalidade ao patrimônio por eles movimentado. As ordem foram emitidas pela Justiça Federal.

Foram identificadas 3 lojas de roupas, uma transportadora e uma oficina, todas mantidas pelos líderes da Orcrim, que foram alvos de mandados de prisão preventiva no bojo da Operação Capital, deflagrada em 9 de junho do deste ano.
A oficina – em especial – além de servir para dissimular a origem do dinheiro proveniente do crime, era peça fundamental no aparelhamento da organização, já que nela eram prestados serviços de manutenção nos veículos utilizados no transporte dos cigarros, assim como de instalação de dispositivos de evasão, como por exemplo, lançadores de fumaça.

Sequestro de bens
Além dos mandados de busca e de lacração e interdição, foi determinado o sequestro de bens imóveis, veículos e saldos em contas bancárias de titularidade das pessoas jurídicas envolvidas. Essas medidas objetivam a descapitalização do grupo, visando assim inibir práticas criminosas futuras, sobretudo em relação aos líderes do grupo que ostentavam patrimônio incompatível com a renda auferida.
O estoque e demais bens de valores encontrados nos estabelecimentos serão apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra, onde ficarão à disposição da Justiça.
- Assessoria de Comunicação PF.
- Imagens: Divulgação