O Cemitério Municipal de Umuarama vai ganhar uma nova área com 8 mil m², onde serão construídos aproximadamente 1.100 túmulos. As obras de terraplenagem foram iniciadas na última segunda-feira (29) e a próxima fase será a construção do muro. O projeto inclui também a construção de um gavetário para mais 500 sepulturas.
A ampliação será em área ao lado do atual cemitério – fundos do Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa – e chega para resolver um problema antigo enfrentado pela Acesf (Administração de Cemitérios e Serviços Funerários). “Temos 15 mil túmulos e ao menos 14 mil deles estão ocupados. Mesmo com a construção de gavetários, que aumentaram em 480 sepulturas, temos de pensar no futuro e esta obra é mais que necessária”, observou Édipo Turisco, diretor da Acesf.

Ele conta que a Prefeitura ficará responsável pela terraplenagem e pela execução das galerias de águas pluviais. “A empresa que vai executar a obra completa já foi contratada e acreditamos que esta ampliação já estará disponível nos primeiros meses de 2023. O projeto inicial conta em sua planta arquitetônica com uma única rua central ligando a área do cemitério atual à ampliação, que terá paisagismo, arborização e iluminação adequados”, detalha.
O projeto de ampliação conta também com área de construção interna, depósito de ferramentas e materiais de construção da Acesf, além de novos gavetários verticais e ossários. “Também pretendemos executar uma obra que é um antigo pedido dos profissionais autônomos que atuam ali na limpeza dos túmulos, que é um depósito para que possam guardar seus materiais de trabalho”, acrescenta Turisco.
- Assessoria