Umuarama registrou uma morte em decorrência de sintomas da Dengue, a primeira do atual ano epidemiológico – iniciado em agosto de 2022. A informação foi confirmada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
A vítima é um homem de 74 anos, morador do distrito de Vila Nova União. A morte ocorreu no último dia 12 e como ele apresentava sintomas da doença, o município seguiu o protocolo e encaminhou o exame para Curitiba. Na tarde desta sexta-feira (28), o Lacen confirmou que a causa da morte foi Dengue grave. “Infelizmente a morte foi confirmada. O paciente tinha hipertensão e o quadro se agravou muito rápido”, informou a diretora da Vigilância em Saúde, Sandra Pinheiro.
O distrito de Vila Nova União é uma das localidades que enfrenta surto de Dengue no município – a outra é a região central de Umuarama, atendida pelo Centro de Saúde Escola (CSE). Conforme o último boletim, a cidade conta com 12 unidades de saúde em situação de alerta, devido ao número elevado de casos – são 171 desde agosto do ano passado. O número equivale a 10% das notificações de suspeita da doença, que somam 1.710 – das quais 1.275 foram descartadas 264 estavam em investigação na última semana.
“A situação de alerta, exige mais cuidados da população com a prevenção e eliminação de criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, também é responsável pela febre Chikungunya, que já tem casos confirmados na cidade. Precisamos realizar vistorias periódicas nos quintais, eliminar objetos que acumulem água e controlar a infestação do mosquito”, completou Sandra Pinheiro.
- Assessoria