Pais, mães, responsáveis ou tutores de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) poderão levar seus filhos para passear no Bondinho da Alegria, mantido pela Prefeitura de Umuarama. Entre os dias 14 e 23 de dezembro, das 19h às 19h30, o veículo – decorado especialmente para o Natal – fará passeios diferenciados, sem sinais sonoros que possam afetar as crianças e com músicas especiais para que todos fiquem confortáveis e possam desfrutar de um momento único.
Nestas datas e horários o atendimento será exclusivo para crianças com autismo, Síndrome de Aspenger e outros transtornos similares. Ainda não há estatísticas nacionais sobre a incidência do TEA, mas, de acordo com CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA, uma em cada 44 crianças no Brasil tem algum tipo de autismo. Em Umuarama tem a AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas), mas também existem outros grupos independentes. E todos podem levar suas crianças (não importa a idade) para passear tranquilamente no novo Bondinho da Alegria.
A Estação do Bondinho da Alegria será na Praça Santos Dumont. “Vale destacar que essa ação especial não tem custo algum. E também não é preciso reservar horário ou retirar ingresso antecipadamente: é só chegar que teremos a maior satisfação em recepcionar a todos”, indica o secretário de Cultura, Vanio Pressinatte.
- Assessoria
- Imagem Ilustrativa