O servidor público aposentado e ex-vereador Santos Urbano, 82, faleceu na noite de 24 de dezembro, de causas naturais. O corpo dele foi velado no Memorial do Prever em Umuarama até as 15h desta segunda-feira (25) e trasladado a Maringá, onde foi cremado.
Originário de cidade do interior do Estado de São Paulo, Santos Urbano era um dos pioneiros de de Umuarama. Foi um dos fundadores e coordenadores da Guarda Mirim, entidade que neste ano completou 49 anos de atividades prestando assistência a 300 menores. A mulher, Ruth Urbano, é professora de Língua Portuguesa e 4 anos após a fundação da GM, também passou a dedicar-se ao projeto social, com trabalho de ensino religioso aos jovens aprendizes. Juntos, o casal construiu uma história reconhecida e que fez diferença na vida de centenas de pessoas.
Quando a ARAM (Associação Regional de Assistência ao Menor) iniciou suas atividades em 1974, atendia somente menores do sexo masculino. Anos depois as garotas também tiveram a oportunidade de frequentar a instituição e se preparar para ingresso ao mercado de trabalho.
Santos Urbano exerceu um mandato de vereador e também atuou na função de secretário Municipal de Assistência Social, na administração do prefeito Alexandre Ceranto.
- Editoria Milênio
- Arquivo de Família