Na noite de 22 de agosto, com grande temática cultural, aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores a solenidade de entrega de título de Cidadão Honorário ao artista plástico Abraão de Souza Hachicho. A honraria foi proposta pela vereadora Maria Ornelas, aprovada por todos os vereadores no exercício legislativo de 2017.
Dentre os presentes estavam o secretário de Gabinete e Gestão Integrada da Prefeitura de Umuarama, Luiz Genésio Picolotto, que na ocasião representou o prefeito Celso Pozzobom, ausente por motivo de viagem previamente agendada. Membros da Academia Umuaramense de Letras e Artes (AULA), representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e outras autoridades também prestigiaram o evento.
Maria Ornelas destacou a relevância de Hachicho enquanto artista. “O ilustre homenageado traz a força do próprio nome. Digo isso, pois, Abraão significa pai de uma multidão ou pai de muitos. A origem do nome é hebraica: Abrahan, formado pelas palavras Abram, que significa pai elevado e, hamom, que significa muitos, multidão”.
Ornelas também enalteceu os dons do homenageado, que é um autodidata enquanto artista e em inúmeras outras vocações. “Ao conhecer Hachicho, após alguns minutos de conversa percebi a grandeza deste ser humano que, com traços de simplicidade, humildade, discrição e até mesmo certa timidez, apresenta em suas telas uma alegria, um brilho especial, condizendo com a grandeza de sua pessoa”, disse a presidente da Câmara.
Também pronunciou Luiz Genésio Picolotto, e Maria Pelarigo (membro da Academia Umuaramense de Letras e Artes), que representou todos os outros membros. Ambos destacaram as tantas qualidades deste Hachicho agora, filho de Umuarama.
Humilde, ao discursar já titulado Cidadão Honorário, Hachicho destacou a satisfação da honraria, principalmente à Maria Ornelas e a Maria Pelarigo, que é madrinha da Abraão neste contexto, uma vez que foi ela quem sugeriu à Ornelas o nome do mesmo, levando em conta a sua arte e seu importante papel em retratar Umuarama, já que muitas das obras de Hachicho estampam a Umuarama antiga.
(Assessoria)



