19 C
Umuarama
segunda-feira, 28/04/2025
InícioNotíciasParanáCadela Brida ajuda equipe nas buscas em Brumadinho

Cadela Brida ajuda equipe nas buscas em Brumadinho

Governo do Paraná envia equipe com cão certificado internacionalmente para ajudar nas buscas em Brumadinho

A cadela Brida, juntamente com seu condutor o soldado bombeiro João Carlos Alves, além de outros sete bombeiros militares do Paraná especializados em Busca e Salvamento, foram enviados segunda-feira (11) para Brumadinho (MG), onde houve o rompimento da Barragem do Córrego do Feijão. O objetivo é auxiliar as equipes de buscas, principalmente nos ambientes que demandam cão de faro.

O animal e o condutor pertencem ao 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Pato Branco. Os demais bombeiros que seguiram viagem são especializados, possuem cursos na área e atualmente integram o Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST). Todos os integrantes da equipe possuem vasta experiência em situações semelhantes.

Brida é pastor Malinois, tem um ano e meio de treinamento e atuação junto a Polícia Militar, sempre com seu condutor, é especializada e, no final de 2008, foi certifica nacional e internacionalmente para busca e resgate de pessoas. “Estamos levando esta cadela devido à necessidade do local e pela certificação dela”, revela o Capitão Daniel Lorenzetto, Comandante do Gost.

A equipe está com três viaturas e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), tudo pensado para o terreno a ser explorado. Além dos bombeiros militares, uma aeronave com tripulação (do Batalhão de Operações Aéreas da PM) e observadores da Defesa Civil Estadual foram enviados ao local nas últimas semanas.

Qualificação

De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros paranaense, o paraná possui equipes de ponta (que é o GOST), altamente qualificadas e com experiência com este tipo de operação. “Já trabalhamos em auxílio ao Estado de Santa Catarina no episódio ocorrido em Itajaí em 2008 [deslizamento de terra] e também em auxílio ao Estado de Piauí, no rompimento da Represa de Algodões”, descreve.

Além do GOST, conforme explica o coronel Prestes, cada Grupamento do Corpo de Bombeiros possui pessoal treinado e material específico (forças tarefas) para complementar e auxiliar o GOST neste tipo de situação. “Este é o caso da cadela Brina e seu condutor, que vêm de Pato Branco”, conta o Capitão Daniel.

O coronel Prestes lembra que o Gost já está auxiliando Brumadinho há duas semanas em formato de revezamento. “Estamos fazendo troca de equipe de segunda para terça sempre, enquanto for necessário”, explicou. O capitão Daniel que está na equipe desta segunda-feira fez parte da equipe precursora e retorna agora para mais uma jornada.

Compõem a equipe o capitão Daniel Lorenzetto; o tenente Henrique Biss Bortolini; o sargento Carlos Eduardo de Camargo; o sargento Christiano Peters; o soldado Cleverson José Trindade; soldado Maykell Sandri Andrade; o soldado Rafael dos Santos Souza Vaz e o soldado João Carlos Alves Junior, além da cadela de busca e salvamento Brida.

(Fonte: PMPR)

Foto: Divulgação | A equipe já está atuando nas buscas de desaparecidos em Brumadinho.
POSTAGENS POPULARES

Nossas Redes Sociais

Umuarama
céu limpo
19 ° C
19 °
19 °
72 %
4kmh
1 %
ter
24 °
qua
25 °
qui
25 °
sex
26 °
sáb
20 °