A Polícia Ambiental de Umuarama apreendeu 5 quilos de peixes das espécies Piau Três Pintas e Curimbatá com tamanhos inferiores aos permitidos para captura, conforme Instrução Normativa 026, publicada pelo do IBAMA. A ocorrência foi registrada no dia 14 de abril, durante bloqueio de fiscalização da equipe policial em um trecho da Rodovia PR-485, em Alto Paraíso, um dos principais acessos aos portos Figueira, Camargo e ao estado do Mato Grosso do Sul.
A pessoa que estava transportando os peixes nativos da região foi autuada conforme preconiza o artigo 35 do Decreto Federal 6.514/08, e deverá responder na Justiça pela infração pela qual foi acusada.
A pesca profissional e amadora está liberada em rios do Paraná, mas os pescadores devem observar as restrições. A polícia não relatou a destinação dos peixes apreendidos, mas é de praxe da corporação repassar toda a quantidade em condições de consumo a entidades beneficentes. Dependendo do estado de conservação, o produto é destruído. (Da Redação)
Foto: Divulgação | Equipe policial em bloqueio na PR-489.
