13.6 C
Umuarama
terça-feira, 29/04/2025
InícioNotíciasParanáTRE retoma recadastramento biométrico em 118 municípios

TRE retoma recadastramento biométrico em 118 municípios

Dos 118 municípios do Paraná que ainda restam fazer recadastramento biométrico, 11 estão localizados na região de Umuarama. O mutirão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi retomado e até o final deste ano a expectativa é recadastrar os 870.286 eleitores que aguardam pelo procedimento.

A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, tornando inviáveis fraudes na identificação do votante. O leitor biométrico confirma a identidade de cada cidadão por meio de impressões digitais únicas, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral.

A expectativa do TRE é completar 100% de eleitores recadastrados biometricamente em 2019 – três anos antes da meta nacional e dez anos depois do primeiro mutirão de cadastramento no Estado. O cronograma da biometria prevê que 118 cidades receberão – de abril a novembro deste ano – mutirões de cadastramento, que atenderão a 870.286 eleitores, ou seja, cerca de 10% do eleitorado, que é de 8.023.043 paranaenses.

As primeiras cidades a iniciarem o cadastramento obrigatório em 1º de abril foram Goioerê, Moreira Sales, Quarto Centenário, Rancho Alegre D´Oeste, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Pato Bragado, Quatro Pontes, Nova Fátima e Primeiro de Maio.

Ainda em abril, no dia 22, começam os mutirões em Cruzeiro do Oeste, Mariluz, Tapejara, Tuneiras do Oeste, Arapuã, Ivaiporã, Jardim Alegre e Lidianópolis.

Região de Umuarama

De acordo com o cronograma, 11 municípios da região de Umuarama farão o recadastramento biométrico de seus eleitores até o final deste ano. O mutirão começa neste dia 22 de abril para eleitores de Cruzeiro do Oeste, Tapejara, Tuneiras do Oeste e Mariluz. No dia 20 de maio para votantes de Cidade Gaúcha, Guaporema, Nova Olímpia, Rondon e Tapira. Já Icaraima e Ivaté recadastram seus eleitores a partir de 10 de junho.

Cenário nacional

A Justiça Eleitoral quer realizar o cadastramento biométrico de mais 35 milhões de eleitores no biênio 2019/2020. Somente neste ano, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) trabalham para cadastrar 25 milhões de cidadãos. A previsão é concluir até 2022 a coleta das digitais de todo o eleitorado nacional, que conta hoje com cerca de 147,3 milhões de pessoas.

Nas Eleições Gerais de 2018, aproximadamente 60% do eleitorado nacional, isto é, 87,3 milhões de cidadãos, fizeram uso da tecnologia de reconhecimento individual por meio das impressões digitais na hora de votar. No Paraná, 88% das seções eleitorais possuíam identificador biométrico.

O aprimoramento das eleições com a verificação dos dados biométricos teve início em 2008 e envolveu pouco mais de 40 mil eleitores nos municípios de Colorado do Oeste (RO), São João Batista (SC) e Fátima do Sul (MS). No Paraná, o cadastramento começou no ano seguinte, em 2009, em um projeto-piloto na cidade de Balsa Nova. A seguir, houve, durante dez meses, a revisão dos 1,2 milhão de eleitores da capital e, posteriormente, das principais cidades do interior.

(Da Editoria/Assessora)

POSTAGENS POPULARES

Nossas Redes Sociais

Umuarama
nublado
13.6 ° C
13.6 °
13.6 °
68 %
3.1kmh
90 %
ter
23 °
qua
24 °
qui
25 °
sex
26 °
sáb
20 °