Começou a temporada de contratações de jovens aprendizes também em Umuarama. Jovens e adolescentes interessados devem enviar seus currículos atualizados à Agência do Trabalhador, para terem acesso às vagas quando elas forem disponibilizadas no sistema.
Para ter atendimento, o jovem ou adolescente deve dirigir-se à Agência do Trabalhador e fazer a sua inscrição no Programa Jovem Aprendiz. Os empregadores devem abrir a vaga na agência direcionando-a para o programa.
“O empregador é responsável pela matrícula do aprendiz no curso de aprendizagem e deve se comprometer a assegurar ao adolescente/jovem inscrito no programa uma formação técnico-profissional adequada”, explicou a gerente Camila Orlandini.
Jovem Aprendiz é um programa técnico-profissional que prevê a execução de atividades teóricas e práticas sob a orientação de entidades qualificadas nesse tipo de formação. Aprendiz pode ser considerado o adolescente ou jovem (entre 14 e 24 anos) que esteja matriculado e frequentando a escola – caso ainda não tenha concluído o Ensino Médio –, que esteja inscrito em programa de aprendizagem. Caso seja pessoa com deficiência, não há limite de idade para contratação.
As leis nº 10.097/00 e 11.180/05 determinam que empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar entre 5% e 15% do total de trabalhadores efetivos do estabelecimento como aprendizes. Devem, ainda, matriculá-los nos serviços nacionais de aprendizagem, nas escolas técnicas ou em entidades sem fins lucrativos voltadas à educação profissional.
A contratação de aprendizes pelas microempresas e empresas de pequeno porte é facultativa.
A agência funciona na Avenida Rio Branco, 4211, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Mais informações: (44) 3621-1100.
(Assessoria)
