17.9 C
Umuarama
terça-feira, 29/04/2025
InícioUmuaramaDengue pode provocar atestados médicos em comerciários

Dengue pode provocar atestados médicos em comerciários

O presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umaurama), Orlando Luiz Santos, diz temer por uma possível ‘enxurrada’ de atestados médicos apresentados aos patrões por colaboradores vítimas da dengue. O eventual problema em decorrência da infestação pela doença, poderá até prejudicar o comércio da cidade.

“Isso já está ocorrendo em outras cidades, e também poderá acontecer em Umuarama”, alertou. E nesse sentido, conclama para que padtrões em empregados entrem na luta contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Umuarama já contabilizou (até o dia 14) 446 casos confirmados de dengue, o que caracteriza situação de epidemia. Outros 77 estão em fase de investigação. A Secretaria Municipál de Saúde admite que os números vem aumentando rapidamente de forma preocupante, e até irá instalar um abulatório para atender pessoas suspeiutas de contaminação.

Epidemia de dengue

Umuarama viveu uma situação de epidemia de dengue em 2016, com 660 casos confirmados, e após muitos esforços a situação foi controlada nos anos seguintes. O médico clínico geral Celso José Gomes explicou que, proporcionalmente, mais de 50% dos umuaramenses já contraíram dengue em algum momento da vida. “O problema maior é a reincidência da doença. A partir do segundo contágio, o risco de desenvolver a forma hemorrágica – e mais grave – de dengue vai aumentando. Por isso, temos de concentrar todos os esforços possíveis”, defendeu.

Atualmente existem quatro tipos de vírus circulando no Brasil.

POSTAGENS POPULARES

Nossas Redes Sociais

Umuarama
nuvens dispersas
17.9 ° C
17.9 °
17.9 °
53 %
2.6kmh
28 %
qua
25 °
qui
26 °
sex
27 °
sáb
23 °
dom
18 °