24.7 C
Umuarama
segunda-feira, 28/04/2025
InícioParanáRegionalAeroporto de Maringá teve obras monitoradas via satélite

Aeroporto de Maringá teve obras monitoradas via satélite

As obras de ampliação do Aeroporto de Maringá foram utilizadas como teste pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), numa parceria inédita de fiscalização de obras públicas a partir de imagens de satélites que está sendo desenvolvida entre o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Na ocasião foram utilizados dois satélites (CBRES-4 e CBRES-4A), que registraram em detalhes a evolução das obras, com imagens nítidas e aproximadas.

O ministro Marcos Pontes, que é um entusiasta do projeto, pretende estendê-lo aos demais Tribunais de Contas, segundo o conselheiro Fabio Camargo, presidente do TCE-PR. “Já confirmada a viabilidade técnica do projeto, ele suprirá as necessidades surgidas com a evolução da pandemia, que vem impedindo a fiscalização in loco por questões de segurança sanitária. Com o apoio do ministro Pontes e do INPE, em breve poderemos fiscalizar obras a distância e em tempo real”, destacou Camargo.

Atualmente um grupo de técnicos do TCE-PR está sendo capacitado pelo INPE para interpretar e analisar as imagens captadas pelos satélites. Além das obras do Aeroporto Silvio Name Júnior, em Maringá (Norte), também foram alvo do teste-piloto um hospital em Francisco Beltrão (Sudoeste) e a pavimentação da Estrada do Socavão, no município de Castro (Campos Gerais).

Obras

A ampliação e modernização do Aeroporto de Maringá é uma obra realizada com recursos federais, num investimento superior a R$ 81,5 milhões. Conforme informações da prefeitura, com a ampliação a pista do aeroporto passou de 2.100 para 2.380 metros, tornando-se a maior do Paraná, ao ultrapassar os 2.200 metros do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba).

A nova pista para taxiar as aeronaves passa a ter 45 metros de largura e resistência do pavimento com PCN 55 – Pavement Classification Number, em português, número de classificação de pavimento. Foi reconstruído o pátio 1, de aeronaves, e ampliado o pátio 2. Também foram instalados balizamentos em LED e sistema de luzes de aproximação na pista.

Nesta sexta-feira também será entregue a reforma e ampliação da Seção Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros – que passará dos atuais 150 para 300 metros quadrados. O aeroporto ainda deverá ser atendido com ampliação do terminal de passageiros, instalação de fingers (pontes de embarque e desembarque de passageiros) e outros equipamentos.

  • Assessoria de Comunicação

 

POSTAGENS POPULARES

Nossas Redes Sociais

Umuarama
céu limpo
24.7 ° C
24.7 °
24.7 °
65 %
5.1kmh
2 %
seg
23 °
ter
24 °
qua
25 °
qui
25 °
sex
26 °