A prefeitura de Alto Piquiri desativou no início deste mês a barreira sanitária instalada no dia 23 de março na principal entrada da cidade. Tinha a finalidade de monitorar e orientar pessoas que chegassem à cidade, para prevenir a disseminação do coronavírus entre os moradores.
A desmobilização da equipe que atuava na barreira sanitária aconteceu no momento em que o município registra 25 pessoas infectadas pelo vírus, incluindo a morte de um homem de 32 anos de idade, ocorrida no dia 4 de julho. Um paciente está internado e 6 já foram recuperados. Existem ainda quase 150 pessoas em isolamento domiciliar.
O prefeito Luís Carlos Borges Cardoso explicou em rede social o motivo da desativação da barreira sanitária: “A barreira foi criada para tentar retardar a entrada do vírus em nossa cidade, por que sabíamos que uma hora iria chegar, infelizmente. E foi alcançado em partes nosso objetivo. Só a um mês atrás que tivemos nosso primeiro caso e não foi culpa da barreira. Conversamos com várias autoridades na área de saúde e chegamos à conclusão que não fazia mais sentindo nós continuarmos com a barreira e sim concentrar nossas ações dentro do nosso município. E foi isso que fizemos”.
O primeiro caso confirmado de coronavírus no município foi divulgado no dia 13 de junho.
Ambulatório
No final de junho, o prefeito instalou um ambulatório exclusivo para atender os casos suspeitos de Covid-19. Funciona no horário das 8 às 17 horas, no Centro de Convivência de Idosos. A medida foi adotada quando o município registrava 7 positivados e 24 suspeitos.
(Editoria Milênio)