O Rio Paraná, em Balneário Porto Camargo – Icaraíma, sofre com os efeitos do assoreamento. O excesso de areia em seu leito já está prejudicando a navegação até mesmo de pequenas embarcações em determinadas áreas. Após verificação do problema, barqueiros comunicaram o fato às autoridades solicitando providências.
Na manhã deste domingo (27), uma máquina retroescavadeira foi deslocada para a área considerada mais afetada, na tentativa de remover bancas de areia que estavam bloqueando a passagem de barcos. Grande quantidade foi retirada, mas o serviço precisa ser mais prolongado.
“Realizamos nesse um trabalho emergencial de desbloqueio da área. Porém, lembramos que o caso é muito sério e necessita do envolvimento de muita gente para contermos o avanço do assoreamento em nossos rios”, disse o vereador Agnaldo Cardoso. Na sua avaliação, se não houver união de todos, há sério risco de se perder preciosas fontes de vida, lazer e existência humana.
Balneário Porto Camargo, no Parque Nacional de Ilha Grande, é um dos principais pontos turísticos da região Noroeste do Paraná. A área mais assoreada do rio se transformou na chamada ‘prainha do meião’, local frequentado por centenas de banhistas nos finais de semana.