Já está ativado o novo semáforo instalado no cruzamento das avenidas Dr. Ângelo Moreira da Fonseca com Presidente Castelo Branco – área central de Umuarama. Os motoristas devem ficar atentos à nova sinalização eletrônica para evitar ocorrência de acidentes.
O cruzamento recebeu reforço na sinalização e placas para orientar os motoristas, implantadas pela Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans), além de intervenções civis como prolongamento de canteiros, implantação de rotatória e rebaixamento de guias para acessibilidade.
Segundo a Umutrans, a sinalização foi definida após estudos. A intervenções foram decididas diante do grande movimento das duas vias e também às melhorias previstas para a Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca dentro do Plano de Mobilidade Urbana, em fase de implantação, que prevê outras mudanças a serem implementadas futuramente.
Os estudos para elaboração do Plano de Mobilidade revelaram que a Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca (Norte e Sul) é uma das vias mais importantes da cidade. Conecta dois extremos da área urbana – liga a Rodovia PR-323 até a Avenida Portugal, na saída para Maria Helena. “É importante que os motoristas respeitem a sinalização. Os dispositivos estão bem sinalizados por placas, mas toda a mudança exige um pouco mais de atenção e cuidado, até a adaptação”, observou a diretora da Umutrans, Dianês Piffer.
A Umutrans, que havia alterado a via preferencial de tráfego no cruzamento das avenidas Ângelo Moreira da Fonseca e Rondônia (7ª SDP), mesmo diante dos riscos de acidentes resistiu por alguns meses em instalar semáforo no local. Mas, recentemente, admitiu o erro e implantou a sinalização eletrônica.
Também substituído o conjunto semafórico da Avenida Paraná com Flórida, danificado por um acidente de trânsito.
Cidade de Umuarama possui 35 pontos sinalizados com semáforos.
(Editoria Milênio)
