O alto número de notificações por avanço de sinal vermelho registrado em Umuarama colocou em alerta autoridades de trânsito. No ano passado foram aplicadas 44.600 multas por essa infração gravíssima.
O prefeito Hermes Pimentel também manifestou preocupação com a situação.“Não queremos que nossa administração seja marcada pela rigidez na cobrança de multas, mas é necessário que o cidadão se conscientize sobre o perigo que representa ‘furar’ o sinal vermelho. O risco de acidente é muito grande”, acentuou. Por conta desse abuso, o Departamento de Trânsito (Umutrans) deverá realizar ações de conscientização junto à sociedade.
Pontos de fiscalização
A Umutrans conta hoje com 17 pontos de fiscalização de avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestre. Segundo a diretora de Trânsito, Dianês Piffer, existem outros pontos onde há necessidade de instalar aparelho de fiscalização. “Apesar dos locais monitorados, temos observado outros locais onde os motoristas avançam o sinal vermelho de forma constante, por impaciência de esperar o sinal verde ou na ânsia de cruzar ‘antes que feche’, explicou a diretora.
A diretoria recebe diariamente motoristas revoltados e inconformados com a multa, oportunidade em que lhes são mostradas imagens da infração. “As imagens ficam gravadas e podem ser apresentadas à parte interessada. Quem tiver dúvida pode vir e requerer o direito de visualizar o erro. E 99% saem concordando que erraram” enfatizou Dianês.
Mais de 44 mil multas em 2021
Diante do quadro, se pretende buscar a adesão da sociedade a um trabalho de conscientização. Com fiscalização eletrônica ou não, o motorista está avançando o sinal e isso é um grande risco. Em 2021 foram emitidas 44.600 notificações de multa por avanço de sinal vermelho. É uma falta gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com a perda de 7 pontos na carteira de habilitação.
- Editoria Milênio