Com a presença de todos os Arcebispos e Bispos do Paraná, encerrou-se nesta terça-feira (29) em Londrina, a Assembleia dos Bispos do Paraná – Regional Sul 2 da CNBB, iniciada no último domingo de setembro.
Foi a segunda vez que todos os bispos do regional estiveram juntos neste ano. A primeira aconteceu em Roma, por ocasião da Visita Ad Limina Apostolorum (17 a 27 de fevereiro). O bispo da Diocese de Umuarama, Dom João Mamede Filho marcou sua presença.
No encontro os bispos trataram sobre assuntos pertinentes ao episcopado, avaliaram a caminhada pastoral do Regional Sul 2 da CNBB e deliberam sobre questões práticas e administrativas da Igreja no Paraná.
Ainda, a Missão São Paulo São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África; a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021; a 6ª Semana Social Brasileira e o Pacto pela vida e pelo Brasil.
Questões de ordem financeiras e administrativas do Regional e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foram abordada pelo Dr. Hugo Cysneiros, advogado da CNBB, por meio de uma videoconferência.
“Esse encontro foi marcado pela fraternidade, a comunhão, a partilha, a oração e também a esperança, pois estamos todos navegando nas mesmas águas da pandemia e queremos sair vitoriosos ao término e estamos rezando para que isso aconteça o quanto antes. Também sempre em sintonia com o nosso povo que nos foi confiado pela Igreja. Para mim foi um momento especial, no qual pude rever os irmãos bispos e dividir com eles os sonhos, perspectivas, desafios e planejamentos”, disse Dom Edgar Xavier Ertl, bispo de Palmas-Francisco Beltrão.
[Fonte: CNBB]