Um caminhão Mercedes Benz ficou ‘descalço’ após ser flagrado rodando com todos os pneus novos, contrabandeados do Paraguai. Eles seriam revendidos em Alto Paraíso, segundo o motorista, mas foram retirados e apreendidos.
Já era final de tarde de 17 de março quando uma equipe do Batalhão de Polícia Ambiental – de serviço na Base Trarbach – interceptou, em Querência do Norte, o caminhão Mercedes Benz/L 1113 de cor Azul. Foi notado que todos os pneus, inclusive os dois estepes, eram novos, totalizando 12. Na carroçaria haviam mais 8 pneus usados.
Inicialmente o motorista negou que estava trazendo-os do Paraguai, mas acabou por confessar que realmente havia comprado os pneus oriundos do Paraguai, no município de Sete Quedas (MS). Disse que pagou R$ 1.100,00 cada um, e que os venderia por R$ 1.400,00, em Alto Paraíso.
Os policiais fizeram contato via telefone com a Delegacia de Polícia Federal de Maringá, a qual passou a orientação de que os pneus contrabandeados deviam ser retirados do caminhão e entregues no Depósito da Receita Federal. A recomendação foi atendida, e o mercedinho ficou ‘descalço’ (sem pneus). Para rodar, teve de ser recolocados os pneus ‘velhos’. O boletim de ocorrência foi encaminhado para a DPF, para abertura de inquérito policial.
Contrabando
Após a autuação, o motorista relatou que busca pneus novos no Paraguai numa frequência de quatro a cinco vezes por mês. Mas, desta vez, a rotina de atividade considerada ilícita foi interrompida com a ação da fiscalização policial. Ele deverá ser enquadrado na lei de descaminho (contrabando de produtos estrangeiros).
- Editoria Milênio
- Fotos: PMA
