O prefeito afastado de Umuarama Celso Luiz Pozzobom, 67, está (re) convocado para prestar depoimento na Comissão Processante instalada pela Câmara Municipal. A oitiva está marcada para 24 de setembro – sexta-feira, com início às 9h. Não há confirmação de que denunciado irá ou não comparecer.
No dia 16 de setembro, à tarde, Celso Pozzobom havia sido internado em leito clínico do Hospital Nossa Senhora Aparecida para observação e exames. Segundo nota do hospital, ele apresentava quadro de diverticulite – fortes dores abdominais. Esse fato ocorreu 24 horas antes dele prestar depoimento na Comissão Processante, em denúncia pública que pede a cassação de seu mandato por possível cometimento de irregularidades na gestão. Foi apresentado atestado médico e justificada a ausência.
Ao receber alta médica dois dias depois, Pozzobom foi reconvocado, com os membros da Comissão Processante rejeitando pedido para adiamento em mais duas semanas. O presidente da CP, vereador Cleber Marcio Nogueira, disse que os prazos regimentais estão sendo respeitados.
Afastamento judicial
Celso Pozzobom – prefeito reeleito de Umuarama – foi afastado do cargo no dia 15 de setembro (180 dias) pelo Tribunal de Justiça do Paraná, a pedido do Ministério Público Estadual. Pozzobom é investigado com outras pessoas na Operação Metástase. Há suspeita de atuação de uma organização criminosa que teria desviado R$ 19 milhões do Fundo Municipal de Saúde. Cinco pessoas estão encarceradas e outras duas estão cumprindo prisão domiciliar com monitoramento eletrônico. Pozzobom sempre negou envolvimento.
Testemunhas de defesa
A nova Comissão Processante constituída por Cleber Nogueira (Presidente), Ronaldo Cruz Cardoso (Relator) e Antônio Aparecido dos Santos (Membro) também já definiu datas para depoimentos de testemunhas arroladas por Celso Pozzobom. As convocações estão confirmadas para 29 e 30 de setembro no Plenário da Câmara Municipal. Cada uma terá tempo previsto de 30 minutos de interrogatórios e esclarecimentos.
Dia 29 (quarta-feira)
9h – José Pento Neto
9h30 – João Donizete Megda
10h – Edvaldo Ceranto Junior
10h30 – Cleber Bonfim
11h – Mauro Liutti
Dia 30 (quinta-feira)
9h – Letícia D’ávila Correia
9h30 – Luiz Genésio Picoloto
10h – José Antônio Favarão
10h30 – Gilmar Carlos Garcia
11h – Everaldo Marcos Navarro
- Editoria Milênio