A Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) está construindo um moderno gavetário no Cemitério Municipal de Umuarama. A obra está orçada em R$ 569 mil.
O gavetário, em estrutura pré-moldada, terá oito blocos – cada um deles contendo 60 gavetas. O município ainda não definiu o modelo de utilização (locação ou concessão/venda), mas a meta é bem clara: aumentar a oferta de espaços para as famílias que precisam sepultar entes queridos em Umuarama.
No total, o gavetário disponibilizará espaço para 480 sepultamentos. A construção será feita em etapas e a primeira está bem adiantada. As placas de concreto que serão usadas para montar as gavetas já foram entregues. “Nesta semana, a equipe de operários da empresa contratada para o serviço – mediante licitação – trabalhava nas fundações e no contrapiso de concreto. Depois será feito calçamento em paver e instaladas as gavetas do primeiro bloco”, explicou o diretor da Acesf, Alexandre Gobbo Maroto.
O investimento – autorizado pelo prefeito Celso Pozzobom – é de R$ 569 mil em recursos próprios. O diretor aponta as vantagens da ocupação das gavetas, em comparação com o túmulo convencional. “No gavetário não será necessário manutenção ou limpeza por parte das famílias, nem revestimento cerâmico, em mármore ou granito, como ocorre nos túmulos. Todas as urnas terão o mesmo acabamento, inclusive o porta-retrato e a placa com as informações serão padronizados”, explicou o diretor.
(Assessoria)

