Quinze servidores da Câmara Municipal de Umuarama testaram positivo para Covid 19 nos últimos dias. Alguns estão isolados e outros aguardando resultado de exames. Durante cinco dias, todos vão trabalhar em casa.
Nesta segunda-feira, o Poder Legislativo iniciou suas atividades com desfalque de profissionais em praticamente todos os departamentos: desde a recepção até os setores administrativos da Casa. Até o momento, nenhum vereador teve teste positivo para a doença (neste ano), assim como nenhum servidor teve de ser internado por conta do contágio.
Diante dessa situação, a Mesa Diretora da Câmara Municipal optou por decretar home office da tarde desta segunda-feira (31) até a próxima sexta-feira (4). Desta forma, neste período, os servidores trabalharão no modo remoto, porém, podem ser convocados a qualquer momento para expediente presencial.
Nos últimos dias o prédio da Câmara foi acessado por muitos cidadãos, principalmente na sessão de julgamento do processo de cassação do ex-prefeito Celso Pozzobom, ocorrido no dia 21, assim como a sessão de posse de Hermes Pimentel como prefeito da cidade ocorrida na terça-feira (25).
Mesmo com todos os protocolos de segurança realizados, a presença de público pode ter colaborado com o aumento no número de casos entre servidores e profissionais que prestam serviços terceirizados. Na semana passada, todas as salas e demais espaços do prédio da Câmara foram dedetizados e passaram ainda por sanitização.
Outras medidas
Além do home office, a diretoria geral da Câmara determinou que servidores que apresentarem quaisquer sintomas gripais similares aos do Covid-19 devem ser submetidos a teste, seja na tenda do Covid ou em laboratórios ou farmácias particulares.