A Umutrans (Diretoria de Trânsito de Umuarama) fará readequações no encontro das avenidas Ipiranga e Parigot de Souza. Segundo a diretora Dianês Piffer, será demolida parte do canteiro central da Parigot – em um trecho de mais de 150 metros – iniciando no final da Avenida 19 de Dezembro, passando pela Rua do Bosque (que fica nos fundos do Bosque dos Xetá).
“A obra resultará na inclusão de uma pista a mais naquele intervalo, o que seguramente fará o trânsito fluir melhor nas duas faixas para o sentido à avenida Presidente Castelo Branco”, comenta.
Regina Duarte Gomes, chefe da Divisão de Engenharia de Trânsito, esclarece que a obra é uma faixa para conversão à esquerda – e não um retorno para a Parigot. “O projeto foi pensado para que, com o alargamento da via, abrigue uma quantidade maior de veículos parados na aproximação do semáforo, que fica na Rua do Bosque”, detalha.
A obra é uma realização da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana) em parceria com as secretarias de Obras e de Meio Ambiente. “Sob coordenação e supervisão do Meio Ambiente, foram retiradas as Sibipirunas e Flamboyants e preservadas as palmeiras imperiais. Vale destacar que, para compensação pela retirada, serão plantadas mudas em outras áreas da cidade”, observa Fernanda Periard Mantovani, chefe da divisão de Controle Ambiental.
A pista
O secretário de Obras, Gleison Alves de Andrade, adianta que a pista de rolagem ficará com 11,2 metros. “A nova pista, especial para quem quer virar para a esquerda e entrar na Avenida Ipiranga (sentido rodoviária velha), terá cinco metros. Vamos executar a relocação de bocas de lobo, das colunas semafóricas e executar nova pavimentação, modernizando o local e contribuindo para a fluidez e a segurança do trânsito”, pontuou.

Condomínio
O fluxo de veículos neste cruzamento tende a ficar maior com a ocupação do edifício Urban Garden Residence, o maior empreendimento imobiliário da Rua do Bosque. O prédio de 20 andares (quatro apartamentos por andar) está em fase de construção em uma via que só possui uma saída – na Parigot de Souza. A diretoria da Umutrans não informou se as obras planejadas para aquele ponto contemplam mobilidade também aos moradores desta rua, que vão aumentar significativamente no próximo ano.
- Assessoria