A queda de um avião bimotor modelo Sêneca na manhã deste domingo (22) provocou a morte do deputado estadual do Paraná, Bernardo Ribas Carli, 32 anos, do PSDB. O piloto da aeronave Laércio tavares da Silva 44, e o copiloto Luiz Fernando Correa de Souza também faleceram no acidente.
A informação foi confirmada pelo deputado Márcio Nunes (PSC). Segundo ele, o avião caiu por volta das 11 horas em uma plantação de eucaliptos no distrito de Boa Vista (município de Paula Freitas – 5.500 habitantes), regão de União da Vitória. Equipes de resgate chegaram rapidamente ao local, mas não encontraram sobreviventes. O deputado teria pegado carona com um amigo para participar da Festa dos Motoristas no Bairro de São Cristóvão (União da Vitória), a convite do prefeito Santin Roveda. Naquele momento, o tempo na região não era favorável a pouso de aeronaves, explicou o prefeito local. Roveda recebeu telefonema de Carli na decolagem de Guarapuava, foi ao aeroporto recebê-lo, mas o avião não apareceu.
A Assembleia Legislativa, Governo do Paraná e a Prefeitura de Guarapuava decretaram luto de três pelo falecimento do parlamentar.
O velório de Ribas acontece no Salão Nobre do Paço Municipal de Guarapuava e o sepultamento está previsto para o final da tarde desta segunda-feira (23). Já os corpos dos dois pilotos seguiram para o Instituto Médico Legal de Curitiba, onde foram liberados para velório na Capital. Grande número de pessoas entre autoridades políticas acompanha os atos fúnebres do parlamentar. O local de sepultamento não foi informado.
Bernardo Ribas Carli é natural de Guarapuava. Graduado em Administração de empresas, cumpria seu segundo mandato como deputado estadual. Aos 32 anos de idade, Bernardo demonstra preocupação e respeito com a sociedade, desenvolvendo seu trabalho pautado na justiça e no bem comum.
Começou a aprender sobre política ainda pequeno, convivendo com seu pai, Fernando Ribas Carli, que foi prefeito de Guarapuava por três mandatos, deputado federal, deputado estadual e chefe da Casa Civil do Paraná.
Bernardo acompanhava Fernando em alguns eventos e, em casa, ouvia sobre o ato de governar e proporcionar oportunidades melhores para milhares de pessoas através do trabalho público. Foi assim que, vislumbrando um futuro melhor para a sua gente, lhe despertou o desejo de trabalhar pelo povo.
Era irmão de Luiz Fernando (ex-deputado), que responde por um acidente de trânsito que resultou na morte de dois jovens em Curitiba. Ele renunciou ao cargo em 29 de maio de 2009. Uma das vítimas é filho da deputada federal Crhistiane Yared.
(Matéria atualizada)
(Editoria)





