O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que será necessário um novo desvio no tráfego de veículos no Trevo Gauchão em Umuarama, a partir desta quinta-feira (17). A medida se deve à obra de implantação da nova via marginal na interseção, parte da duplicação da PR-323, área urbana.
Usuários que antes seguiam pela Avenida Ângelo Moreira da Fonseca para acessar o trevo agora precisarão fazer o desvio pela Rua Nove e Avenida Júlio César Jarros para acessar a rodovia. O trajeto alternativo estará todo sinalizado pelo DER/PR, orientando os condutores quanto à mudança temporária.
A duplicação da PR-323 em Umuarama, com implantação de novos viadutos no Trevo Gauchão e no trevo para Mariluz, é uma iniciativa do DER/PR, com investimento de R$ 66.127.806,99, por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná. Uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O outro desvio, iniciado na semana passada, permanece ativo, com serviços em andamento pelos próximos dias.
Obras atrasadas

As obras de duplicação de um trecho de 4 quilômetros e a construção de dois viadutos foram iniciadas em maio de 2021. O governador Ratinho Junior e o secretário de Infraestrutura Sandro Alex estiveram no lançamento e prometeram que o projeto seria executado no prazo de um ano. Esse prazo venceu em abril deste ano.

Pelo andamento das obras, a ‘nova’ previsão é o ano 2023. Com isso, os transtornos para empresas estabelecidas naquela região se prolongam. Teve restaurante que fechou as portas temporariamente porque os clientes tiveram dificuldades de acesso.
- Editoria Milênio