João Aparecido Bergamasco, um padre nomeado Bispo pelo Papa Francisco, neste final de ano, será ordenado na Catedral de Umuarama por ocasião do anúncio da sua nomeação. Monsenhor Bergamasco é nascido na Diocese de Umuarama, mais precisamente em Marabá, distrito de Tuneiras do Oeste. Ele assumirá o ministério sacerdotal na Diocese de Corumbá (MS), substituindo Dom Segismundo Martinez, que teve seu pedido de renúncia do cargo acolhido pela Santa Sé.
Na tarde de quinta-feira (20), uma coletiva de imprensa foi realizada na residência episcopal para divulgação e apresentação do padre, para toda a imprensa local, clero e os funcionários da Cúria Diocesana. O evento contou com a presença do padre Monsenhor João Aparecido Bergamasco, recém nomeado Bispo da Diocese de Corumbá (MS), pela Nunciatura Apostólica com a decisão do Papa Francisco. Na ocasião, o Bispo Diocesano Dom Frei João Mamede Filho recebeu todos os presentes, realizando a apresentação do Monsenhor João e contando mais detalhes do motivo de sua presença.
Dom Mamede relembrou que o Monsenhor Bergamasco nasceu nesta Diocese. Ele é padre religioso da Sociedade do Apostolado Católico (Palotino) e, atualmente, e desde agosto de 2017 atua como pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Fátima do Sul (MS).
Dom João Mamede também divulgou que a ordenação do Monsenhor Bergamasco será realizada na Diocese de Umuarama. A celebração está prevista para o dia 3 de março do próximo ano, um domingo, às 18 horas, na Paróquia Catedral do Divino Espírito Santo. Terá a presença de arcebispos, bispos, padres, diáconos, seminaristas e fiéis de toda a Diocese, do Paraná e de outras regiões do Brasil.
Segundo informações, a celebração será ainda mais especial, pois na ordenação de um novo bispo, o nomeado pode escolher o local e os três bispos ordenantes. Um bispo é o ordenante principal de todo o rito e celebração, e os outros dois são coordenantes, que auxiliam em toda a ordenação. Como bispo ordenante, o Monsenhor Bergamasco escolheu o Bispo Emérito da Diocese de Umuarama, Dom José Maria Maimone, além da Igreja local para ser ordenado.
(Assessoria)
