As eleições deste ano (marcadas para outubro) estão adiadas por causa da pandemia da Covid-19. Agora, o pleito para eleger prefeitos, vices e vereadores deverá acontecer entre os dias 15 de novembro e 20 de dezembro. As datas exatas da realização do primeiro e segundo turnos, entretanto, ainda não estão definidas.
De acordo com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral(TSE), ministro Luís Roberto Barroso, a alteração está sendo discutida entre um grupo de especialistas em saúde, os presidentes da Câmara e do Senado e as lideranças partidárias.
Uma das dúvidas é em relação ao uso do sistema biométrico de identificação de eleitores. Por esse método, o votante precisa colocar o dedo polegar na plataforma, gerando contato direto com superfície usada por muitas pessoas no mesmo dia. O mesmo ocorre com a urna eletrônica, no momento de digitar e confirmar o número do candidato. Nesses casos, haveria necessidade de se higienizar esses aparelhos a cada participação de eleitor, para evitar eventual disseminação do coronavírus.
(Editoria Milênio)