No tempo atual, ladrões não estão perdoando nem patrimônio de igrejas. Na sexta-feira, 17 de fevereiro, foi descoberto que um sino que estava guardado no Salão Paroquial da Paróquia São Pedro, em Rondon, havia sido furtado do local. Boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia Civil, mas a peça histórica ainda não foi localizada nem devolvida.
O sino de metal pesa cerca de 100 quilos. Ele pertence à Capela Nossa Senhora das Graças, localizada na Comunidade Três Placas – zona rural. O último existentes nas capelas que continuam preservados há mais de 60 anos. A informação é que a peça histórica fabricada no dia 8 de setembro de 1958 foi levada para o Salão Paroquial da cidade em 2019, para participar de uma exposição de objetos antigos. Ao final da mostra, a administração da Igreja decidiu mantê-la nesse local por motivo de segurança.

Ocorre que o prédio do Salão Paroquial está em obras de reforma, deixando o espaço mais vulnerável à ação de vândalos e ladrões. Não há sistema de monitoramento por câmeras. E o valoroso sino foi levado. Ficou vazio o suporte metálico onde ele estava exposto, causando indignação aos fiéis paroquianos.

O Pároco, Padre Luiz da Silva Pereira, alimenta esperança de recuperar o sino que além de histórico, tem considerável valor sentimental. “Não é pelo valor material, mas sobre o que ele representa para a Igreja Católica”, justificou o sacerdote. E apelou para que a comunidade continue atenta. Informações devem ser repassadas à polícia.
Sacrário levado

- Editoria Milênio
- Fotos: Arquivo