Até o final da tarde deste domingo (30), equipes de busca e salvamento ainda trabalhavam na tentativa de resgatar o último trabalhador soterrado nos escombros de um dos silos de grãos da Cooperativa Agroindustrial C.Vale que explodiu na tarde de quarta-feira (26) em Palotina – Oeste do Paraná. Segundo o corpo de Bombeiros, a vítima desaparecida é o haitiano Wicken Celestin, de 55 anos. Com o desastre, 7 compatriotas dele foram encontrados mortos.
Em nota divulgada este domingo (30) à imprensa, o Major Tiago Zajac, do Corpo de Bombeiros informou que o monitoramento de bombeiros dentro do túnel está sendo feito com câmeras e iluminação. Segundo o oficial, a cooperativa conseguiu retirar os destroços que bloqueavam a entrada do túnel e as equipes ainda permanecem em seu interior tentando localizar a vítima por este flanco.
“Destaca-se a instalação de câmeras e iluminação em seu interior garantindo o monitoramento e a segurança no progresso dos bombeiros militares”, relatou.
No outro flanco permanece a retirada de grãos. No início da tarde foi feita a descida sobre a massa de grãos dos dois cães porém, não houve interesse por odor específico por nenhum deles. A retirada do produto e a progressão pelo túnel permanecem ao longo da madrugada.
Vítimas fatais
As explosões em série no túnel subterrâneo do complexo de armazéns (silos) provocaram 8 mortes, sendo 7 trabalhadores haitianos e 1 brasileiro. O homem desaparecido é outro imigrante.
A 11 vítimas feridas e resgatadas foram encaminhadas para hospitais de Palotina, Cascavel, Londrina e Curitiba. Algumas já foram liberadas.
A direção da C.Vale informa que está prestando atendimentos aos familiares das vítimas, e custeando despesas com funerais, hospitais e transportes.
Óbitos
Louis Michelet, de 41 anos
Jean Michee Joseph, de 29 anos
Jean Ronald Calix, de 27 anos
Donald St Cyr, de 24 anos
Alfred Lesperance, 44
Eugênio Meteleus, 52 anos
Reginald Gefrard, de 30 anos
Saulo da Rocha Batista, 53 anos
- Editoria Milênio
- Fotos: Divulgação