O edital de licitação de empresa para executar a duplicação da PR-323 no trecho urbano de Umuarama será publicado até o final de fevereiro. A informação é do secretário de Infra-estrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. A obra compreende o percurso de 4 quilômetros entre os trevos do Gauchão e de acesso para Mariluz. O valor do investimento não foi divulgado.
O lançamento do edital fora adiado por algumas vezes pelo atual governo, provocando indignação e descontentamento aos usuários da via. A Comissão Pró-Duplicação protestou e cobrou mais agilidade no processo. Se desta vez o compromisso for cumprido, é possível que a empreiteira responsável pela execução da obra seja conhecida em março e comece a trabalhar ainda no primeiro semestre deste ano.
Nessa rota está localizado o complexo agroindustrial da PlusVal, empresa que assumiu as atividades da Averama. E os investidores aguardam por melhorias na região, que terá maior movimentação de cargas. Também, o Aeroporto Regional, que deverá operar voos comerciais regulares até o final do ano.
Duplicação completa da PR-323
A duplicação completa da PR-323 ainda vai demorar a sair do papel. A principal rodovia do Noroeste do Paraná foi incluída no novo traçado do Anel de Integração, o que demandará mais tempo para ser viabilizada.
Segundo o secretário Sandro Alex, os lotes a serem duplicados serão leiloados pela Bolsa de Valores, o que só deverá acontecer em agosto de 2021. Isto significa que a proposta de agilizar os serviços fica comprometida com os prazos exigidos nessa nova modalidade de concessão. Empresas nacionais e estrangeiras poderão disputar os empreendimentos.
Sandro Alex confirmou que haverá praças de cobrança de pedágio no techo de 225 quilômetros. Mas os valores fixados serão bem abaixo dos praticados por empresas concessionárias de rodovias no Paraná.
O trecho com duplicação garantida é o que está em execução, entre Paiçandu e Doutor Camargo (20 km). O próximo será ampliado desse ponto até a ponte do Rio Ivaí. O Governo do Estado deverá concluir esse projeto e aguardar o leilão nacional para os demais, até Francisco Alves.
Faixas
O Governo do Estado reitera o compromisso de construir em médio prazo terceiras faixas de pista em pontos mais críticos de tráfego no maior trecho que aguardará duplicação por maior tempo. Além disso, os reparos de manutenção que já estão acontecendo em vários pontos.
Operação tapa buracos
Ordens de serviços já foram assinadas com as empresas que vão executar obras de restauração de rodovias em todas as regiões do Estado.
(Editoria Milênio)
