20.3 C
Umuarama
segunda-feira, 28/04/2025
InícioUmuaramaSaúdeHospital Cemil sediou mutirão gratuito de colonoscopia para diagnóstico de doenças intestinais

Hospital Cemil sediou mutirão gratuito de colonoscopia para diagnóstico de doenças intestinais

Atualmente existe um grande número de pacientes na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) a espera de um exame de colonoscopia em Umuarama e região. O exame faz o diagnóstico de doenças como Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn, além de outras Doenças Inflamatórias Intestinais – DIIs. Sintomas como diarreia, presença de muco e sangue nas fezes, dor abdominal (cólica) e perda de peso podem ser sinais de doenças intestinais, que precisam ser investigadas através deste exame.
Para ajuda a diminuir uma espera que pode ser decisiva no tratamento de doenças graves, a direção da Associação Beneficente São Francisco de Assis – Hospital Cemil, através do Serviço de Diagnóstico e Cirurgia do Aparelho Digestivo, firmou parceria com o GEDIIB (Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite) e sediou, no último sábado, um mutirão que ofertou 20 exames de colonoscopia a pacientes do SUS que estavam na fila de espera.
Os pacientes selecionados tem idade entre 16 e 63 anos e apresentam sintomas indicativos ao exame. “Como instituição filantrópica, o Cemil apoia iniciativas que promovam impacto positivo na saúde e bem-estar da nossa comunidade. A vinda deste projeto foi organizado pela médica Alessandra Vicentini Credidio Brasileiro, do serviço de Endoscopia e Colonoscopia aqui do Cemil e prontamente apoiado por toda direção e corpo clínico do hospital”, disse o superintendente do Hospital Cemil, Dr. João Jorge Hellú.


Para o mutirão, a Dra. Alessandra Brasileiro, que é especialista em Coloproctologia há 12 anos e responsável pela Estadual do Paraná (interior) do GEDIIB, teve a colaboração dos renomados colegas, Dra. Eloa Marussi Morsoletto, gastroenterologista e endoscopista e coordenadora da comissão de endoscopia digestiva do Gediib e Dr. André Marussi Morsoletto, faz parte do projeto de diagnóstico precoce de doenças digestivas, que atinge todo o território brasileiro e vem sendo realizado desde 2018, com grande sucesso em seus objetivos.
“Estamos muito felizes em receber esse projeto aqui no Hospital Cemil. Agradecemos o apoio da direção, ao GEDIIB, especialmente aos colegas Dra. Eloa e Dr. André por se disponibilizarem a vir até Umuarama e atender com tanta atenção e carinho os nossos pacientes”, disse a Dra. Alessandra.
Segundo a médica, o objetivo é que sejam realizadas outras edições do projeto em breve. “O diagnóstico precoce é decisivo no tratamento de muitas doenças gastrointestinais e o nosso objetivo é contribuir para diminuir cada vez mais essa fila de espera”, afirmou.

Projeto pioneiro
O GEDIIB (Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite) realiza projetos e ações em todo o território nacional para o diagnóstico e tratamento precoce de doenças intestinais em parceria com hospitais e outras instituições de saúde. Também realiza amplas campanhas para a divulgação e esclarecimento à população sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças intestinais, sintomas de alerta e também formas de prevenção, como o incentivo a rotinas que incluam exercícios, alimentação saudável, cuidados com a saúde e o bem-estar.

  • Assessoria de Comunicação 
  • Fotos: Divulgação
POSTAGENS POPULARES

Nossas Redes Sociais

Umuarama
nuvens quebradas
20.3 ° C
20.3 °
20.3 °
97 %
2.5kmh
84 %
seg
25 °
ter
24 °
qua
25 °
qui
24 °
sex
26 °